top of page

A terapia cognitivo Compotamental

        A terapia Cognitivo Comportamental apresenta como singularidade ser estruturada, orientando as demandas psicológicas do presente, direcionando a resolução de problema e a modificação de pensamentos, sentimentos e comportamentos disfuncionais. Assim a Psicoterapia contribui de forma eficaz no tratamento psicológico para transtornos emocionais.

         Na visão da Terapia Comportamental a maneira como pensamos influencia o modo como sentimos , assim a psicoterapia reestrutura nossos pensamentos e o melhora .  Nesta abordagem ocorre a colaboração de paciente e terapeuta, que caminham juntos com empatia, técnica e paciência, em busca de qualidade de vida com tranquilidade e funcionalidade para o paciente

imagem de whas.png

Demandas atendidas

   Transtornos de Ansiedade 

        O indivíduo vivencia a ansiedade em resposta a diversos estímulos internos e externos, que são alvo de preocupações para o paciente, ou seja, se trata de um padrão de preocupações excessivas, recorrentes e de difícil controle.

O tratamento pela TCC se dá através do foco nos pensamentos automáticos angustiantes que alimentam a ansiedade, os reconhecendo, avaliando sua veracidade e os corrigindo. Além de técnicas para prevenção e controle de crises de ansiedade.

imagem de whas.png

Transtornos Depressivos

         As cognições do indivíduo com depressão costumam ser predominantemente negativas, e costuma ter uma visão negativa em relação a si mesmo, ao futuro e ao mundo. A frequência da sua atenção é voltada para aspectos negativos, o que reforça lembranças de experiências negativas.

A TCC tem como objetivo modificar esse padrão mal adaptativo de comportamento e abordar distorções cognitivas. O paciente será educado sobre seu transtorno, serão aplicadas técnicas para sua melhoria e prevenção de recaídas.

imagem de whas.png

Baixa autoestima

        A baixa autoestima está ligada a crença de incapacidade e um padrão de insegurança recorrente. Muitas vezes, o paciente acaba deixando de ir em busca de objetivos, aceita menos do que deveria ou não conclui atividades, devido a imagem distorcida de si mesmo e da sua capacidade.

No tratamento, iremos verificar como o paciente se vê e o que pensa sobre si, a partir daí, será possível reestruturar crenças disfuncionais e desenvolver sua capacidade de organizar metas, ir em busca dos seus objetivos e se reconhecer como protagonista da sua própria vida.

imagem de whas.png

 

Dependência emocional

A dependência emocional geralmente é identificada por um padrão de submissão ao outro, baixa autoestima, apego e ciúmes em excesso, medo de ficar sozinho e tomar decisões, ou acreditar que sua vida e felicidade dependem de outra pessoa. 
Na terapia, iremos identificar quais crenças limitantes sobre si reforçam esse ciclo disfuncional e tentaremos modificar esse padrão, com o objetivo de desenvolver autonomia e autoconfiança.

bottom of page